MCU Revisitado: Os Vingadores





Se você está lendo este texto, nesta página, a culpa é de Os Vingadores. Este filme é a razão deste blog e todo o resto existir. Minha vida, minha rotina, nunca mais foram as mesmas depois do Marvel Cinematic Universe (MCU). O MCU é meu time de futebol. Eu torço, grito, xingo, dou palpite na escalação e visto as camisas.



Eu não sei até que ponto sua vida mudou depois deste filme. Acho que ele abriu as portas para uma série de coisas, uma série de primeiras vezes. Pode ter levado à primeira vez que você comprou um quadrinho, a primeira ida ao cinema - dependendo da sua idade, seu primeiro fandom, o primeiro red carpet que você assistiu, a primeira vez que você vestiu uma camiseta do filme para ir ao cinema (foi a minha), sua primeira sessão de meia-noite, sua maior alegria, seu primeiro desgosto. Qualquer coisa.

Já contei e recontei esta história, mas só criei o Vingadores da Depressão para ser uma segunda conta no Twitter, evitando ver os spoilers do filme. Naquela época não existia a função de dar mute. Eu tinha minha conta pessoal, e tinha o @vingadoresdepre (ainda com o E no final) pra seguir todos os sites especializados e abrir quando eu quisesse. Naquela época, era moda criar contas chamadas “Tal Coisa da Depressão”. Hoje é extremamente fora de moda, mas o nome pegou e agora não tem mais jeito de mudar. Também nunca surgiu uma ideia melhor. E, como você pode ver, não parou só na “minha conta no Twitter para spoilers”.

Quando eu penso na minha sessão de Os Vingadores é impossível não ouvir as vozes do pessoal gritando no cinema. Nestes anos todos indo às estreias de todos os filmes da Marvel, posso te assegurar que nenhum deles causou a mesma reação. Pelo menos nos cinemas que eu fui daquela época pra cá. Em determinado momento, eu olhei para trás e tinha gente de pé, vibrando. Até hoje considero aquele 27 de abril de 2012 um dos dias mais felizes da minha vida.


Naquele ano, a expressão “noob” ainda era muito usada para definir uma pessoa novata, que caiu de paraquedas em algo, o calouro, o ignorante. Os fãs puristas da Marvel, que foram alfabetizados com as HQs (pelo menos era o que queriam demonstrar), tinham uma pirraça enorme e hostilizavam as pessoas que estavam chegando por meio dos filmes. Isso ainda continuaria por alguns anos e, acredite, melhorou muito a ponto de você quase não ver mais. Eu era um desses noobs. Até hoje estou aqui.


Os Vingadores foi inédito de várias maneiras. Além de ser a primeira reunião de uma super-equipe de heróis nos cinemas, foi o primeiro resultado de um universo compartilhado nos cinemas, conceito que até então não existia. Não era a mesma coisa de Harry Potter, por exemplo, que havia terminado com seu 8º filme no ano anterior. Eram películas diferentes, com histórias diferentes, núcleos diferentes, com alguns personagens transitando entre eles, que se uniam para contar uma história MAIOR. Era como ver a dinâmica dos quadrinhos na tela pela primeira vez.

O resultado foi um sucesso. Até hoje, Os Vingadores é o filme de super-heróis com a maior bilheteria da história, e a 5ª maior bilheteria DO MUNDO. No ano de lançamento, chegou a ser a 3ª, ficando atrás de Titanic e Avatar, que até hoje ninguém conseguiu bater. Outra coisa que nós aprendemos na época: acompanhar o filme avançar posições no Box Office Mojo como se o dinheiro arrecadado fosse nosso.

Pode julgar, pessoa que não é do fandom.

Não me esqueço da quantidade de memes que a gente fez, das paródias em diversos idiomas, terabytes de fanfics, pedidos pela ressurreição do Agente Coulson, milhares de horas de edits no Youtube, textões emocionados, fanarts. Surtamos quando eles ganharam o MTV Movie Awards e ficamos EMBASBACADOS quando ouvimos o tema do filme tocar na queima de fogos do réveillon de Copacabana dando boas-vindas a 2013. Era impossível um ano ser ruim começando daquele jeito.

Pode ser que você olhe pra trás hoje, reveja, e ache que o filme nem era tão bom assim. Depois dele, a Marvel Studios produziu tantos outros melhores e GRAÇAS A DEUS, não é mesmo? Mas, Os Vingadores sempre vai morar nos nossos corações, acima de qualquer outra coisa, pelo que ele nos proporcionou.  E daqui a poucos meses estaremos perto da conclusão dessa história.


Já preenchi duas páginas inteiras no Word e ainda não falei do filme em si. Assim como na primeira reunião dos heróis nos quadrinhos, lá nos anos 60, os Vingadores se reúnem nos cinemas para derrotar Loki. Após se jogar do que restou da Bifrost, onde estava pendurado junto com Thor, o vilão desaparece no universo e retorna na cena pós-créditos influenciando o cientista Erik Selvig a dar uma olhada no Tesseract, artefato que guarda a Joia do Espaço.


Em Os Vingadores, Loki, com umas olheiras imensas, surge na Terra para pegar o Tesseract (que seria entregue ao seu patroncinador) e governar os humanos porque, por que não, né?

É muito louco você rever o filme agora e perceber os pequenos detalhes, concluindo também que, meu Deus do Céu, é claro que Loki jamais escaparia do Thanos. Mais cedo ou mais tarde ele viria atrás dele.


Nesse filme, os “Fab Six”, que devem se despedir de nós em 2019, estavam mais ou menos assim: Bruce Banner, agora com a cara do Mark Ruffalo, isolado, solitário, neurótico, melancólico e sério; Viúva Negra agindo mais do que no segundo Homem de Ferro, enganando Loki, tentando salvar Clint Barton, o Gavião Arqueiro, e fechando o portal; Clint, por sua vez, passa metade do filme hipnotizado, o que deixou Jeremy Renner bem insatisfeito; Thor está bem triste com sua família desmoronando e acha que pode salvar seu irmão. O Thor de 2017 daria um cuecão no de 2012, eu acho; Steve acabou de acordar de um coma de 70 anos e ainda está no modo Segunda Guerra Mundial. Ele só tomaria um belo e grandessíssimo coice da realidade em O Soldado Invernal; Tony também está do mesmo jeitinho dos outros dois filmes do Homem de Ferro, se achando, desacreditando das instituições. Em breve as coisas mudariam.


O ataque dos chitauri a Nova York mudou tudo e as consequências se espalhariam pelo universo. Coulson morreu, mas voltou, ganhou uma série de TV para chamar de sua e que chega ao sexto ano. A especulação imobiliária gerada pela destruição de vários imóveis refletiu no pequeno escritório dos recém-formados em direito Nelson & Murdock. A pequena firma de recolhimento de entulho de Adrian Toomes seria dispensada, não sem que antes ele recolhesse alguns artefatos alienígenas para... mudar de área. O resto do mundo, dividido entre a gratidão e o receio, descobriu que 1) Existia muito mais do que só um milionário excêntrico agindo de armadura 2) Não estamos sozinhos no universo. Além disso, alguém lá no espaço ficou sabendo que esse planetinha atrasado habitado por homo sapiens podia ser hostil se necessário.   

FICHA TÉCNICA


Os Vingadores (The Avengers)
Direção: Joss Whedon
Roteiro: Joss Whedon e Zak Penn
Elenco: Robert Downey Jr, Chris Evans, Scarlett Johansson, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Samuel L. Jackson, Cobie Smulders, Clark Gregg, Stellan Skarsgard, Paul Bettany…
Duração: 2h23
Estreia no Brasil: 27 de abril de 2012
Estreia nos EUA: 4 de maio de 2012
Orçamento: US$ 220 milhões
Bilheteria: US$ 1,5 bilhão
Prêmios e indicações: clique aqui
Fontes: IMDB, Box Office Mojo

Nenhum comentário

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...