MCU Revisitado: Homem de Ferro 2




Que surpresa boa constatar que eu ainda gosto TANTO desse filme! Sei que muita gente detesta, mas pra mim é o melhor da trilogia do Homem de Ferro e, assistindo novamente, ainda consegui variar entre aquele sorriso besta e o riso solto de quando assisti pela primeira vez no cinema em 2010. E não é isso que a gente espera de um bom entretenimento? Eu gosto é de me divertir!




Homem de Ferro 2 chegou aos cinemas carregado de hype. Lembro muito bem do pessoal doido pra ver Tony Stark outra vez, pra ouvir rock. Naquela época o pessoal ligava bem menos pras tretas de bastidores, então, a substituição do Terrence Howard pelo Don Cheadle no papel do Rhodes, assumindo o traje do Máquina de Combate, causou apenas uma estranheza inicial.

Apesar das várias ressalvas que os críticos de Homem de Ferro 2 têm, foi um filme que fez muito sucesso e, pelo menos do meu ponto de vista, tem tudo que uma boa sequência precisa ter: expande o universo, traz boas mudanças, avança na história e diverte pra caramba.

Tony Stark volta com o ego milhares de vezes maior, e é engraçado pensar que às vezes ele parece ser mais patriota do que o Capitão América (pelo menos é o que se espera do bandeiroso), só que quando Tony fala dos Estados Unidos, ele meio que está falando de si mesmo: “Não estou dizendo que o nosso Tio Sam pode ficar em sua cadeira de balanço tomando um chá gelado só porque não achei alguém que seja homem o suficiente para poder me enfrentar, pra saber quem é que ganha”.

Curioso também é que, depois do primeiro filme, Robert Downey Jr. foi carregado nos braços pelo público, indicado ao Oscar (Trovão Tropical) e um trecho desse discurso de abertura da Expo Stark parece se referir a isso. “Não estou dizendo que das cinzas do meu próprio cativeiro nunca existiu um exemplo melhor do que eu para o mito da fênix”. Ele fala do cativeiro de Tony Stark no Oriente Médio ou do um ano e pouco que Robert Downey Jr. passou na prisão e os outros tantos antes de conseguir recuperar sua carreira? O freguês é quem decide.

Essa arrogância de Tony Stark é a responsável por trazer a maior parte dos problemas dele ao longo dos anos. Porque tinha homem para peitar ele sim. É aí que entra em cena um dos meus vilões favoritos do MCU (sei que a maioria detesta): Ivan Vanko. Quem olha para aquele homem daquele tamanho, cheio de tatuagem de cadeia, bêbado, largado, arrebentado (obs: Mickey Rourke já foi galã) e pensa que vai sair alguma coisa dali? E sai. Vanko é filho de um cientista que trabalhou ao lado de Howard Stark e aprendeu tudo o que sabe com o pai. Ele também é um gênio. Com algum dinheiro a mais e problemas de menos, poderia ser o Tony, não poderia? 


Vanko também é a estrela de um dos primeiros memes do MCU que se popularizou:




É dele uma das minhas falas favoritas dessa filmografia: “Se puder fazer Deus sangrar, as pessoas deixarão de acreditar Nele. Haverá sangue na água. E os tubarões virão. Na verdade, só tenho que ficar aqui sentado e observar enquanto o mundo o consome”, diz ao ser confrontado por Tony na prisão. Fora que a cena em que ele invade a pista de Fórmula 1 em Mônaco e usa os chicotes é uma das mais sensacionais desses 10 anos de filmes da Marvel. Eu acho.


Outra coisa que gosto muito em Homem de Ferro 2 é a mudança da Pepper. No primeiro filme ela tem um papel bem menor e, apesar de alguns momentos de petulância, a submissão dela ao Tony, acho que até pela forma que o cargo é mostrado, me incomoda. Em Homem de Ferro 2 a Pepper cresce e aparece, em personalidade e importância. Algumas pessoas têm problemas com personagens femininas, ainda mais se forem personagens femininas sem superpoderes. A gente vê isso até hoje. Pepper é o mundo real, ela é a gente ali! Até os surtos que ela tem ao longo dos filmes (Gwyneth Paltrow gritando “ARE YOU OUT OF YOUR MIND???” fica na cabeça). Fora que ela é inteligentíssima e extremamente competente. Um mulherão da p****.
É em Homem de Ferro 2 que somos apresentados à Natasha Romanoff. Scarlett Johansson, do alto dos seus 25 anos, literalmente entra no ringue. Lá em 2010, ela era um sex-symbol, “musa dos filmes do Woody Allen" (imagine...), a garota do clipe do Justin Timberlake. Ela entra na história como Natalie Rushman, a secretária novinha, ex-modelo, lindíssima, prodígio e misteriosa que deixa os caras babando e provoca: “eu faria o que quisesse com quem eu quisesse”. Depois, ela se mostra a espiã eficaz, agente habilidosa, que troca de roupa no carro, lindíssima e misteriosa, da SHIELD.

Hoje a gente vê: há certos problemas no modo como ela entra na história, o que Gabriela Rosa ressaltou em 2015 no texto “Viúva Negra em Os Vingadores – erros e acertos da representação feminina nos quadrinhos”. Talvez ela só chegaria num ponto ideal em Capitão América: O Soldado Invernal, quatro anos depois. Mais tarde, veio A Era de Ultron e isso é assunto para daqui a algumas semanas. Enquanto escrevo este post, o que antes eu achava impossível está acontecendo: um roteiro do filme solo da Viúva Negra está sendo escrito, e por uma mulher. Aguardemos.

Homem de Ferro 2 é sobre Tony Stark ídolo, super-herói, uma celebridade vivendo entre celebridades, e as consequências disso. Ele vai se juntar ao governo? Ele vai continuar agindo de forma independente? E esse monte de gente querendo imitá-lo? O caricato Justin Hammer quer lucrar a todo custo no ramo das armas, que Tony abandonou. Ivan Vanko quer vingança usando as mesmas armas que ele. No meio disso tudo, Tony ainda precisa lidar com a ameaça da morte o espreitando, já que a sua fonte de poder, o que o mantém vivo, está contaminando seu sangue.  Ao mesmo tempo em que, na iminência de partir, ele tenta colocar as coisas no lugar (nomeando a Pepper CEO da Stark Industries) e viver os possíveis últimos dias em paz (de preferência na Itália) ele mete os pés pelas mãos. Quer ter um dia de piloto, fica bêbado, bota gente em risco, desafias as autoridades. Este homem é digno do poder que tem?, eles se perguntam.




Este filme deixa o caminho para Os Vingadores mais claro, caso alguém ainda tivesse dúvidas de que a união dos heróis aconteceria. Natasha faz um relatório e diz que Tony só poderia integrar a equipe como consultor. O Homem de Ferro aparece vendo arquivos da SHIELD sobre os últimos acontecimentos. E o agente Coulson sai de cena para ir a uma missão no Novo México: dentro de uma cratera, Mjolnir, o martelo de Thor, virou a mais nova diversão dos moradores de uma pequena cidade do interior. Vamos relembrar este caso na semana que vem.
FICHA TÉCNICA
Homem de Ferro 2 (Iron Man 2)
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Justin Theroux. Baseado nas obras de Don Heck, Jack Kirby, Stan Lee e Larry Lieber
Elenco: Robert Downey Jr, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Mickey Rourke, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Samuel L. Jackson, Clark Gregg…
Duração: 2h04
Estreia no Brasil: 30 de abril de 2010
Estreia nos EUA: 7 de maio de 2010
Orçamento: US$ 200 milhões

Bilheteria: US$ 624 milhões
Prêmios e indicações: clique aqui
Fonte: IMDB, Box Office Mojo, Wikipédia

Nenhum comentário

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...