Sobre como fugir dos spoilers e a vida fora das redes sociais

Não achei o gif, vai o vídeo pra ilustrar 

Há alguns meses eu deletei todas as minhas redes sociais. Tumblr, Instagram, Facebook, Twitter. O Twitter foi a última. Abri mão de todos os perfis pessoais. Entre os vários motivos que me levaram a fazer isso estão o uso excessivo, estresse com postagens que eu mesma fazia ou  que outras pessoas faziam e o receio da exposição. 

As primeiras semanas sem NADA foram difíceis. Pra vocês terem uma ideia, eu soube da morte do ator Robin Williams no JORNAL NACIONAL. Me senti na década de 90. Foi uma experiência bem doida.

Eu via uma matéria interessante, um vídeo, e queria imediatamente compartilhar com o máximo de pessoas que eu conseguisse. Lógico que eu não podia. A gente mal percebe, mas isso praticamente vira um tique. É automático. Mas aí é que você olha para quem está em volta e VERBALIZA, compartilha, no plano presencial. E isso é muito bom. Outra coisa: o tempo se desenrola na sua frente. Inicialmente o tédio é imenso, mas você começa a preencher seu tempo com atividades que você nunca imaginou, ou simplesmente passa a fazer coisas úteis. 

Eu li muitos livros, muito mais do que eu leio normalmente, ouvi mais música prestando atenção, conheci sites novos, reaprendi que você pode ir a um lugar sensacional sem a obrigação de fotografar pra mostrar que você está ali.

Não é tudo maravilha. Dificilmente você vai encontrar alguém off-line para compartilhar os mesmos gostos que você e fangirlar junto, mais difícil ainda, meus caros. Faça um cálculo rápido: quantas pessoas com quem você convive diariamente, CARA A CARA, sabem levar uma conversa - darei alguns exemplos aleatórios - sobre o MCU, a banda ou artista que você gosta, Breaking Bad, Sleepy Hollow (e saiba diferenciar do filme do Tim Burton), House of Cards, Game of Thrones, que reconheça um meme? Seja sincero (a), não é muita gente. Se é, parabéns! Neste aspecto as redes sociais fazem uma baita diferença.

Mas dá pra viver sem isso, eu vivi. 

Voltei às redes por meio do Vingadores da Depressão e posso dizer que esse período de "detox" me fez adquirir uma relação mais saudável com as coisas que eu gosto. 

Onde eu quero chegar com isso? Bem, acho que eu saí das redes no começo de julho. Quando o hype de Guardiões da Galáxia aconteceu eu não estava aqui para ver e, olha, foi lindo. 

Eu só assisti dois trailers de Guardiões da Galáxia. DOIS. Naquele período inteiro. Assisti a première e tudo, mas na hora que a Marvel deixava algum trecho rolando entre a passagem de um ator e outro, eu desligava o som e voltada depois. Cheguei ao cinema sabendo o mínimo! E tive uns 96% de surpresa na sala. Vocês conseguem imaginar o quanto isso é raro?

Eu fui assistir Pacific Rim sem saber que o kaiju pegava
a Gipsy Danger e saía voando. PIREI no cinema. Mais tarde,
eu soube que essa cena havia sido mostrada no trailer. Jamais
teria a mesma graça se eu soubesse

Não foi a primeira experiência assim que eu tive. Fiz o mesmo com Mercenários 3, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e os GLORIOSOS (para mim) Prometheus e Pacific Rim. De Prometheus nem trailer eu assisti. Claro que evitar outros trailers, clipes e fotos foi muito mais fácil nesses casos. Não são filmes "overexposed" como os da Marvel e outros blockbusters grandes. Se você acompanha os sites especializados é praticamente impossível não ficar sabendo das coisas. Afinal, eles publicam tudo que sai, eles precisam publicar.

Eu acho que, muitas vezes, os trailers mostram mais do que deveriam mostrar. Ainda inventaram o teaser trailer. O trailer do trailer. Precisa mesmo disso? Pensava que era só eu reclamando disso, até que o Judão escreveu um artigo sobre isso e acho que você devia ler

Graças ao trailer, todo mundo sabia que o Hulk
ia salvar o Homem de Ferro quando ele caísse da
extratosfera
Cabe a você a opção de selecionar o que quer ver, o que não vai prejudicar sua experiência. Quem me acompanha desde 2011 (vamos desconsiderar o intervalo de dois anos) sabe que eu tenho verdadeiro horror a spoilers. E spoiler pra mim vai desde uma revelação chave sobre a trama do filme/série/livro/novela (já tive isso com novela) até algum detalhe besta, mas novo, sobre algum personagem. 

Os spoilers realmente estragam a minha experiência. Vou comentar dois casos que foram bem tristes. Em 2007, na fila pra assistir Harry Potter e a Ordem da Fênix, [SPOILER] alguém falou que o Sirius Black morria. Obviamente eu não tinha lido (até hoje não li). Ele até então era meu personagem favorito e saber isso na fila? Com todo respeito, mas, pqp [/SPOILER]. Final de 2012 (ou início de 2013), expectativa para Thor: O Mundo Sombrio. Acabo esbarrando num post, nem lembro onde, [SPOILER] falando da morte da Frigga [/SPOILER]. Faltava quase um ano para o filme estrear e eu não esqueci esse detalhe. Uma vez dado, eu jamais esqueço um spoiler, é uma pena!


Considerando essas (e outras tantas) experiências ruins, para evitar que isso se repetisse com Vingadores: A Era de Ultron, e garantir 100% de aproveitamento na sala, tomei a resolução de assistir a um único trailer. E o único que eu assisti foi aquele divulgado em outubro, o primeiro mesmo. Não vi mais nada!!!

"Mas, como é possível, Cris? Como você consegue?"

Pode parecer papo de auto-ajuda, só que é a tal da força de vontade mesmo. Eu fiz um compromisso comigo mesma de que não veria trailer nenhum, clipe, a matéria do Fantástico (que costuma deixar escapar algumas coisas, né?). Até algumas fotos de cenas eu estou passando. 

Agora, acreditam que mesmo com essa determinação eu tomei três spoilers? Não vou falar quais são, adianto que eles são menorzinhos.

Algumas pessoas não se importam e até gostam de um spoiler. Nada contra, nada mesmo (vocês são felizes), mas é importante respeitar quem não gosta de levar pela cara a fora receber detalhes da trama antes da hora. Respeito. Essa é a palavra mais importante. 

Hawkeye (Matt Fraction e David Aja)
PARA QUEM QUER SE BLINDAR

Falta cerca de um mês e 15 dias para a estreia de Vingadores 2. Você leu este post e decidiu ficar sem ler mais nada? De repente você já estava correndo de spoilers, como eu, e precisa de umas dicas extras. Ou, de repente, você estava procurando como se livrar de spoilers da sua série favorita e caiu aqui. Eis a solução!

Eu já havia abordado esse assunto em um post mais antigo e vou republicar as medidas para evitar esse problema, atualizada com novas extensões:

Redes sociais: o ideal seria evitá-las. Suma da internet por um tempo! Aposto que você conhece uma pessoa que vive muito bem sem Twitter e Facebook! Peça dicas pra ela. Aqui tem a história de um cara que ficou 90 dias sem internet e celular. Aqui tem mais quatro dicas pra você sair das redes. E tem também o depoimento de uma pessoa que não conseguiu. E tem a minha também, que você acabou de ler.

Programas de bloqueio: Ok. Pra você é impossível ficar longe da internet, por motivos de trabalho, estudo ou vício mesmo. A solução nesse caso está nos programas de bloqueio por assunto. Cada rede social ou serviço tem um. vou citar alguns exemplos.

Twitter: Open Tweet Filter é uma extensão para o Google Chrome fácil de instalar. Depois que estiver no seu PC, é só ir no seu Twitter - Configurações - filter e adicionar as tags ou palavras que você quer bloquear. Outra solução fácil é simplesmente não buscar esses nomes no search! kkkkkkkk

Facebook: a Exame Info indica o FB Purity, extensão que pode ser adicionada ao Google Chrome ou Firefox para filtrar e personalizar a rede social. 


"É possível bloquear conteúdos indesejados da Timeline, bloquear anúncios, esconder links, entre outras funções. Enfim, ele retira tudo o que o usuário não quer ver na rede social. É possível fazer a filtragem marcando opções pré-estabelecidas pelo aplicativo ou colocando palavras chaves relacionadas a postagens que o usuário não quer ler." (Fonte: info.abril.com.br)

ATENÇÃO: não testei o FB Purity! Só estou mostrando aqui o resultado da minha pesquisa. Se alguém instalar e tiver algum problema, me avise pra retirar essa dica daqui. 
Tumblr: baixe o aplicativo Tumblr Savior para o Google Chrome. Depois de instalado, você vai em Configurações - Extensões - e clica em Opções ao lado do aplicativo. Lá você pode inserir uma lista de tags relacionadas que você quer bloquear, como "Avengers Age of Ultron", nomes dos atores, etc. Como tem muita gente sacana que costuma postar o conteúdo sem as tags, o negócio é parar de seguir ou bloquear o usuário passando o ponteiro do mouse sobre o nome e clicando em "Flag this blog". Vai aparecer uma tela à direita sugerindo o bloqueio. Quer desbloquear? À direita da sua dashboard, clique em "Seguindo x blogs", depois "bloquear usuários", e lá vão aparecer as contas que você bloqueou, com a opção do desbloqueio.

Youtube: não procure coisas relacionadas!

Fonte: Reprodução/Google Chrome
Sessões de comentários: passe longe delas. EM QUALQUER SITE! Tem sempre um engraçadinho/troll que vai dar spoiler ali. Pode ser que você está lendo uma matéria sobre um festival de música e vai vir um com "ei, eu sei que não tem nada à ver com o assunto, mas viu quem vai morrer no filme tal?"
Quero bloquear tudo: Essa dica eu testei e também vem lá da Exame Info! É a extensão Unspoiler, que só funciona no Google Chrome. Isso daí bloqueia tudo, a internet inteira. Após instalar a extensão, vai aparecer um botão vermelho no topo do navegador. É quase o mesmo esquema do Tumblr Savior, você coloca lá os termos e nomes que você não quer ver. Aí, quando eles surgem, seja no Twitter, Facebook, Google, vai aparecer uma tarja vermelha em cima mostrando um alerta de spoiler. Você tem a opção de ler, guardar pra mais tarde, ou só ignorar. 

MAIS DICAS: Leia este post do @jurandirfilho sobre como evitar spoilers de Batman: The Dark Knight Rises, escrito no ano passado. Vale para qualquer filme/série/game. 

Nenhum comentário

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...