Avengers: Random & Fandom - O verdadeiro filme do Deus do Trovão

Avengers: Random & Fandom

O verdadeiro filme do Deus do Trovão

Thor wasn't a comic book hero first, he was a hero for the everyday man. A god of thunder, lightning, fertility, of strength, and war. 
Thor não era um herói dos quadrinhos em suas origens, ele era um herói para o homem simples. Um deus do trovão, da luz, fertilidade, força e guerra.    



  • Tema de hoje: Comentários sobre o que podemos esperar do que, para mim, se mostra como sendo o verdadeiro primeiro filme do Deus do Trovão. E a explicação de porque o primeiro filme.


   Similar ao que fiz aqui com o trailer de Homem de Ferro 3, faço com Thor uma análise do segundo filme do personagem. Segundo, em teoria, por que, para mim, esse vem a ser o primeiro verdadeiro filme do Thor.


Eu não vou desprezar ou negar a importância do primeiro  filme, mas eu acho, e sempre comentei aqui no blog e em qualquer outro lugar que me perguntassem, que foi uma produção crua, algo bastante rápido, que pudesse fazer com que o personagem entrasse em Os Vingadores. No primeiro Thor, eu sinto uma falta de... consistência no enredo e uma certa imaturidade, principalmente do personagem principal, que parece muito mais um jovem jogador de futebol americano em termos de personalidade do que um deus da mitologia nórdica.

Então, eis que surge The Dark World e a primeira coisa que eu pensei, depois de ver o trailer, foi "Agora sim, a saga do Thor começou".

Eu digo Thor por que instintivamente eu associo o Thor das HQs com o deus da mitologia nórdica. No sentido primal mesmo, da visão que os povos tinham do Thor e que eu já explanei aqui numa outra coluna. Thor, filho de Odin, deus do trovão e da guerra. E no primeiro filme ficou faltando essa consistência selvagem e essencial do personagem, pois ainda o tínhamos como alguém bastante "verde". Nem se faz aqui uma questão de interpretação do ator, estou falando da estrutura do enredo, que pedia que o personagem fosse dessa forma.

Mas em The Dark World, acho que vamos poder ver finalmente o Deus do Trovão. Dessa vez, eu senti o verdadeiro Thor em cada cena e aparição do personagem no trailer.


     
  •    Abordagem estética: O visual do filme (em termos de fotografia, edição, jogos de luz e sombras e esses detalhes técnicos) estão também maduros. Mais escuros, sérios e bem projetados, bem encaixados. Gostei bastante da leitura do diretor, pelo que pude ver no trailer. Acho que, para um herói vindo da mitologia nórdica, nada mais adequado.




  • Thor e Jane: Acho que agora vamos ter um casal de verdade. Ambos os personagens parecem ter crescido e, como vimos na cena de Vingadores, Thor parece muito mais seguro de que de fato sente algo pela cientista. Aqui não estamos falando de shippar ou não shippar, apenas de que agora eu consigo sentir uma aura de romance e sentimento verdadeiro entre ambos.


  • Malekith (e cenas de ação): Ter um vilão mais "mal" do que Loki, um vilão que não se importa em machucar Thor e não tem tantos tons de cinza como o Loki contribui para a sensação de ameaça real. Nem se trata tampouco de julgar Malekith, mas, como já disse em colunas anteriores, o Loki sim não se trata de um personagem simples e tem uma combinação de fatores que implicam na personalidade do personagem e suas motivações. Malekith parece mais disposto a prejudicar e destruir, parece mais palpavelmente denso e com as cenas de batalhas do trailer, podemos crer que o antagonista vai trazer um tom mais tenso ao filme, o que vai contribuir muito para a postura de Thor durante o filme.
      

  • Thor (Chris Hemsworth): Eu senti coisas com essa cena. Esse grito do Chris me dilacerou a alma. Nem vi o filme, mas posso dizer que ele amadureceu bastante em sua atuação. Se um flash já me comoveu, imagino que a atuação completa vai terminar de me impressionar. Dessa vez, Hemsworth provavelmente não vai ser ofuscado ou "jogado pra escanteio" pelo Hiddleston.




  • Lady Sif ( e outros personagens secundários): Sif também parece ter resgatado sua essência de deusa da guerra, junto com o marido (pois Thor, originalmente, era seu marido para os povos nórdicos). Aprovo profundamente essa abordagem e estou loucamente ansiosa para ver a Sif em ação. Na verdade, de todos os personagens, ela vem sendo a que mais anseio ver. Talvez Sif se torne minha personagem preferida. Ela vai ter cenas de ação, vai lutar do lado de Thor e talvez disputar o coração dele com Jane, acho que vamos ter uma senhora da guerra em todo seu poder nesse filme. E acho que Odin também vai se projetar com mais intensidade e mostrar seu rigor. Creio num embate entre ele e Thor, mais forte que o do primeiro filme. Acho que os guerreiros aliados de Thor também se mostrarão mais firmes para apoiar o amigo. Acho que todos os asgardianos vão (e devem) aparecer mais nesse filme.     


  • Loki: E como todo filme tem seu mistério, Loki se faz aqui, para mim, uma grande incógnita. Suas origens na mitologia o vinculam a mentira e traição; então eu não consigo confiar numa "redenção" para o personagem. O que seria ele nesse novo filme? Um verdadeiro aliado? Uma miragem de bondade? Eu sinceramente, apenas posso esperar para ver.

Mas independente de previsões e palpites pessoais, Thor - The Dark World já se mostra uma obra mais madura.

 A espera vai valer a pena.

_____________________________________________________

Sobre a autora: Yasmim Yonekura, estudante de Letras Língua Inglesa na Universidade do Estado do Pará, futuramente monitora na mesma. Escreve a Coluna "Avengers: Random & Fandom", que é publicada quinzenalmente às sextas-feiras e busca misturar universo de filmes e, às vezes, HQs da Marvel com temas dos mais diversos, do corriqueiro ao filosófico. Apaixonada pelo Capitão América, pelo Batman, boa literatura, boa música e pelos caras errados. Todos os comentários, dúvidas, opiniões, contribuições e sugestões para a coluna são bem vindas, me ache no Facebook ou pelo e-mail, ainda tem o Twitter.

5 comentários:

  1. Tive as mesmíssimas impressões que você, por que também ligo muito os personagens às suas origens mitológicas. Sempre achei que o primeiro filme pecou justamente por ser muito superficial, feito as pressas... Pelo trailer acho que esse segudo filme tem tudo pra dar certo - entre as coisas que me marcaram estão também esse grito do Thor (rasgou meu coração!), a atitude da Lady Sif (sinto um misto de amor e ódio por ela, rs)e o fator Loki, o mistério de sua presença na história. Enfim! Adorei o texto - como de costume, rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo muito Random & Fandom!
    Concordo com tudo o que você disse. O filme vai ser muito mais maduro, muito mais "Thor - o deus do trovão".
    Também, com o Alan Taylor como diretor tudo o que eu posso esperar é uma aparência bem mais Game of Thrones kkkk
    Quanto ao Loki eu daria de tudo para ver um Loki mais mitológico, um aliado, mas nunca confiável.
    Obviamente eu gostaria de uma redenção por parte dele, mas vou cair na real kkk afinal de contas ele é Loki.
    Esse, para mim, será O filme do ano!
    Estou super ansiosa!
    Novembro, estou a sua espera XD

    ResponderExcluir
  3. Acho que Loki vai ajudar Thor. Vai lutar ao lado dele e tals... dai quando a guerra acabar, todos vão olhar pro lado e perguntar "Aonde que aquele maldito foi?" e ele desaparece... Dai talvbez ele apareça como arauto de Thanos em Os vingadores (sonhei bonito agora, rs).

    ResponderExcluir
  4. Eu não associo as personagens das hq/filme/o que for com as figuras mitológicas porque quando você analisa, mitologia é muito mais pesado do que algo feito em comics, e principalmente agora que a Marvel pertence à Disney nós sabemos que eles nunca irão abordar de forma que 'honre' a herança nórdica, não espero que, como você disse, "No sentido primal mesmo, da visão que os povos tinham do Thor e que eu já explanei aqui numa outra coluna. Thor, filho de Odin, deus do trovão e da guerra". Isso nunca vai acontecer, e se eu associase eu iria esperar ver 'Vikings' ao invés de 'Thor' no cinema, rs.

    Sobre a Sif, nas hqs acho ela muito vac*, e não do tipo, heroína "mulher forte, independente", mas no cinema ela ainda tem chance de ser melhor.
    E acho q a Jane morre, se aqueles rumores de q a Natalie Porter não queria voltar, forem verdadeiros.

    Como sempre, você abordou de forma interessante o assunto q se propôs.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Random & Fandom do fundo do meu coração pulsante. Sério.
    Quando você falou da cena em que Thor da aquele grito agonizante, me senti da mesma forma. Acho que foi o suficiente para mostrar o nível da atuação nesse novo filme. Eu tenho costume de avaliar atuações, pretendo trabalhar com cinema, o grande sonho da minha vida.
    Eu estou com grandes expectativas sobre esse filme, mas depois dos trailers de Homem de Ferro 3, que mostraram uma coisa e depois era outra, vou ficar desconfiada... (não que eu não tenha gostado de hf3, na verdade, eu amei o filme)

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...